Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; CategoriaPost_model has a deprecated constructor
Filename: models/CategoriaPost_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 18
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; ConfiguracaoBlog_model has a deprecated constructor
Filename: models/ConfiguracaoBlog_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 19
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostFavorito_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostFavorito_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 23
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostRelacionado_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostRelacionado_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/models/Post_model.php
Line: 265
Function: model
Se você não é ruim da cabeça nem doente do pé, vai se apaixonar pelo gingado carioca na decoração!
O estilo carioca é como o samba: tem que ser animado, caprichar em todos os tons e ter muita brasilidade. Há muitas décadas o Rio de Janeiro é palco de inspiração de poetas, estilistas, músicos e escritores. A decoração não seria diferente ao pegar carona nas curvas cariocas, criando um gênero de decoração super original no melhor estilo malandro-chique.
A inspiração começa nos botequins dos anos 50, com azulejos de losangos e o encaixe perfeito do preto com o branco. Como o estilo mineiro, o carioca também prima pela simplicidade baseada na vida simples do Rio de Janeiro.
Nas palavras do carioca Oscar Niemeyer:
“A vida pode mudar a arquitetura. Quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa.”
O que define
A famosa calçada de Copacabana tem um estilo de origem português. Assim como os azulejos de parede que permeiam os botecos da cidade. Isso porque em 1906, o então prefeito Pereira Passos trouxe de Portugal um grupo de calceteiros e as pedras portuguesas em enorme quantidade para fazer o calçamento da avenida central do Rio.
Orla de Copacabana em 1970. / Fonte: lelalondon
Essa história é importante para lembrar que a linguagem visual da decoração carioca tem um pouco de Portugal, então naturalmente os estilos se cruzam em alguns momentos. Já as cores vivas e vibrantes como o amarelo, vermelho, laranja e azul são daqui?—?símbolos da liberdade, alto astral e um pouco de malandragem.
Sempre que um novo projeto começa, a primeira referência são as ondas do calçadão. Mas na busca de um tom mais moderno, é comum o uso de adesivos, texturas e formas geométricas de todos os tipos nas paredes.
A decoração carioca nada mais é do que uma grande brincadeira com os elementos do Rio de Janeiro incorporados no seu ambiente. No sentido de peças específicas, móveis e derivados, não existem muitas definições. O que vale é a consciência de um ambiente animado, com muitas cores e papéis de parede, referências musicais e fotográficas.
Decoração desconstruída inspirada no Rio de Janeiro. / Fonte: historiasdecasa
Esse estilo é pra mim?
“É melhor ser alegre que ser triste”.
Se você se identificou com este verso do poeta carioca Vinícius de Moraes, então a sua acaba aqui. O estilo carioca tem como base a animação, o que reflete diretamente nas cores incrivelmente contrastantes, os ambientes arejados, os adesivos na parede e todo o conjunto que define a linguagem visual da cidade.
Este não é um estilo de decoração sofisticado (mesmo que se encaixe em alguns projetos), mas sim, mais jovem e despojado. Ele funciona bem para quem busca renovar uma área de lazer, o famoso “canto do guerreiro” ou churrasqueira, ou dar mais vida à sala de estar. Espaços de convívio como esses atendem mais ao charme carioca.
Cores
Ninguém duvida que o carioca vive cercado pela natureza, e quando volta pra casa traz consigo um pouco da maresia e do lifestyle que leva por aí.
O verde-água, por exemplo, pode trazer um pouco de frescor ao ambiente como referência ao mar. O colorido pôr do sol pode trazer variados tons de laranja e amarelo dentro do mesmo ambiente, ou apenas o preto e branco das ondas do calçadão carioca.
Mistura de sala com varanda gourmet cheia de estilo. / Fonte: Dimensão Engenharia
E o melhor de tudo é a aplicação: você pode colocar todas essas cores em praticamente qualquer lugar! Nas plantas, sofás, paredes, quadros, adesivos, móveis e tudo o que a imaginação sugerir. Criar um ambiente com uma pegada carioca não é difícil, pois esse estilo demanda muito mais de referências do que objetos específicos, o que garante total liberdade criativa.
Como decorar
Imaginar o lifestyle descomplicado do morador carioca é o primeiro passo. Trazer um deque de madeira reforça novamente a ligação com o mar, assim como pendurar a bicicleta na parede ao invés de deixar no corredor ou esconder num quartinho também faz referência à liberdade de lazer no Rio de Janeiro.
Fonte: construcaoedesign
Alguns projetos de decoração carioca trazem um espaço chamado “prainha”, uma piscina rasa na área externa com a profundidade ideal para deitar na piscina apenas com a cabeça de fora. Este modelo é mais discreto e particular, perfeito para quem não tem espaço para piscinas muito grandes e procura apenas um espelho d’água.
Voltando para o lado boêmio do Rio de Janeiro, você pode caprichar nos azulejos de parede, os caixotes de madeira estampados, as canecas, porta-copos, mesas e papéis de parede que definem esse estilo. Os botecos cariocas, por exemplo, trazem as mesas simples e baixas, os quadros de variados tamanhos na parede e bebidas expostas em um só lugar. Esses elementos fazem referência direta ao estilo mais clássico do Rio de Janeiro de 1950.
Não se preocupe com o volume de elementos no ambiente (mas considere o bom senso), porque o objetivo da decoração carioca é trazer vida e movimentação. Um ambiente vazio, por mais colorido que seja, fará muito mais referência à proposta bauhausiana de design do que à Cidade Maravilhosa. É importante tomar cuidado também com a sofisticação do conjunto: existe uma linha tênue entre a decoração da elite carioca de 1950 e o modernismo de hoje em dia. Na dúvida, mantenha simples.
Fonte: Revista Casa e Jardim
O Rio cabe no bolso
Dá pra trazer o carioquês pra perto da gente sem gastar muito. Como é um estilo mais independente, você tem a liberdade de começar o seu projeto de decoração elemento por elemento. Diferente de alguns estilos como o Nórdico, você não precisará reunir todos os elementos de uma só vez para formar a linguagem visual, o que garante um planejamento melhor do espaço ao longo do tempo. O importante aqui são as referências.
Cores, quadros diferentes e móveis estilosos tornam a decoração mais divertida. / Fonte: moldurascarlinhosbh