Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; CategoriaPost_model has a deprecated constructor
Filename: models/CategoriaPost_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 18
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; ConfiguracaoBlog_model has a deprecated constructor
Filename: models/ConfiguracaoBlog_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 19
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostFavorito_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostFavorito_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 23
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostRelacionado_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostRelacionado_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/models/Post_model.php
Line: 265
Function: model
Nos antigos países nórdicos, a sala de estar e o bar eram os principais centros de comemoração e convívio. Por que no seu ambiente seria diferente?
Você nem precisa ser fã do seriado Vikings pra deixar o seu espaço como a do personagem Ragnar Lodbrok. A decoração viking é crua e natural, mas carrega séculos de história através do design. Ter esse estilo como inspiração é trazer para dentro um pouco do interior escandinavo medieval do século 8, mas sem precisar travar grandes batalhas.
Ragnar Lodbrok. / Fonte: Pinterest
O grande desafio aqui é usar a imaginação.
O que define
A conhecida “era viking” que percorreu a Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e um restinho da Europa deixou uma imagem romantizada dos vikings. A imagem que conhecemos é a dos grandes guerreiros, selvagens germânicos com seus pelos animais viajando com dracares (grande navios), e é nesse sentido que nós podemos trabalhar.
Existe uma certa indefinição sobre a real personalidade viking. Algumas referências citam personagens brutos e violentos, outros mais caricatos e enfadonhos, até o mito do “viking moderno” criado no século 20 que gerou o clichê que conhecemos. Nem mesmo os vikings não usavam a palavra “viking” pra se referirem a si próprios.
Sendo assim, a fidelidade da decoração viking demanda muito mais da imaginação e dos valores históricos daquele período, do que um fator referencial em si dos personagens.
Como na decoração nórdica, o frio rigoroso da Europa forçou os vikings a reforçarem suas casas com troncos grossos de madeira no interior e exterior, e explorarem ainda mais os pelos animais para que pudessem garantir a sobrevivência.
Esse estilo é pra mim?
Mesmo se você estiver entre as pessoas que não são fãs desse estilo histórico, os antigos recursos vikings irão agradá-lo o suficiente para que você pense em trazer um pouco da radiante atmosfera nórdica. Pense nesse estilo com a flexibilidade dos detalhes: você pode tanto transformar o ambiente em uma casa viking, como pode incluir apenas alguns elementos na decoração.
Cores
É pedra, madeira e concreto: a cultura viking pode ser a inspiração que você precisa para criar uma atmosfera selvagem e crua no seu ambiente. Nesse estilo você não precisa se apegar tanto as cores sólidas, mas sim aos tons dos materiais. A vibe viking se resume a uma boa escolha deles.
Fonte: Pinterest
Mantenha sempre na frente a necessidade de manter o ambiente natural e “bruto”. Isso pode ser feito através de elementos amadeirados (claros e escuros), como através das pedras naturais. Onix, Calcário e Travertino casam bem no estilo.
O Granito é uma ótima escolha também, e nós vamos dar uma dica valiosa: seja ousado. Pegue esse granito vermelho, por exemplo: é justamente chamado de Dragão Vermelho, e é perfeito para criar uma atmosfera lendária em sua sala de estar ou cozinha. Os vikings costumavam criar cabeças de dragões assustadoras para seus navios, e você poderia ter a sorte de fazer essa referência no seu ambiente!
Cores claras como a pedra Travertino, tons de verde-água claro que remetem ao mar, as pelúcias brancas e os tons mais terrosos da madeira e do couro resumem esse estilo.
Como decorar
Agora você já sabe do protagonismo das peles animais na decoração viking, certo? Mas você pode realizar o sonho de um ambiente incrível, com todo o espírito nórdico nas poltronas, sofás e pufes, apenas com grandes capas peludas. Escolha peças de pele artificial (elas não deixarão a desejar do natural), e para deixar o espaço autêntico inclua vários tipos de peles artificiais, desde as capas de móveis brancos e pretos até os tapetes finos que imitam a pele real dos animais.
Fonte: Pinterest
O quarto também é um lugar onde você pode decorar com pelo, então sinta-se à vontade para cobrir sua cama com uma capa peluda na textura de algum animal.
Fonte: Pinterest
Mas lembre-se: o estilo viking não é uma referência direta dos personagens, mas sim do período histórico. E tudo isso é comunicado através dos elementos.
Você não precisa de um chão de pedra como alguns referenciais nórdicos, mas sim uma boa madeira em tom quente de marrom. Afinal de contas, depois de um longo dia de batalhas você quer voltar pra casa com calor nos pés, certo?
Fonte: Pinterest
E falando em calor:
Nada traduz melhor do que uma lareira, e isso vale ainda mais se você quer realmente transformar o ambiente em um espaço viking. O objetivo é recuperar o espírito ancestral e primitivo, e o que é mais primitivo que fogo? Como os nórdicos fizeram para afastar o frio Europeu, vale a pena considerar uma lareira rústica de pedra ou madeira para o projeto.
Fonte: Pinterest
Quem disse que os brutos não amam o conforto?
Seguindo a regra dos materiais naturais, na hora de escolher uma cadeira confortável considere primeiro uma de madeira. Alguns modelos de cadeira são feitos apenas com madeira e corda, o que traz um aspecto muito mais rústico ao ambiente.
Tudo o que ajuda a criar uma vibe viking é bem-vinda, por isso não teha medo de escolher peças de mobília “estranhas” ou incomuns. A sala de estar e o bar eram os principais centros de comemoração e convívio dos vikings, e você irá passar horas sentado ao redor delas com a sua família e amigos. Faz sentido que a sua mesa tenha destaque e desempenhe bem o papel nórdico da decoração, né?
Pés de madeira trançados e tortos ou um tronco grande com a superfície transparente. Todo estilo é válido na sua sala de jantar viking.
Fonte: Pinterest
E a iluminação no resto da casa?
Uma ideia criativa é criar a ilusão de morar em uma casa de madeira, onde a luz do dia às vezes entra por rachaduras nas paredes. Isso pode ser feito com lâmpadas de parede compridas e finas. Baita truque, né?
É um estilo de vida
A mitologia nórdica é uma das mitologias mais ricas que existem. Seus valores eram passados de geração em geração pelos vikings, e criou boa parte da cultura que conhecemos hoje. Quem decide manter viva essa história traz para si um estilo de vida realmente único, ligado a natureza e ao primitivo através dos tempos. Se você curte esse estilo, pode começar hoje mesmo. Odin ficaria orgulhoso!