Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; CategoriaPost_model has a deprecated constructor
Filename: models/CategoriaPost_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 18
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; ConfiguracaoBlog_model has a deprecated constructor
Filename: models/ConfiguracaoBlog_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 19
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostFavorito_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostFavorito_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/controllers/Blog.php
Line: 23
Function: model
Message: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; PostRelacionado_model has a deprecated constructor
Filename: models/PostRelacionado_model.php
Line Number: 9
Backtrace:
File: /home/coisasde/public_html/blog/application/models/Post_model.php
Line: 265
Function: model
Um Pub é o lugar perfeito para encontrar com os amigos, beber uma cerveja e jogar conversa fora. Tudo em uma atmosfera aberta e descontraída, como se estivesse em casa. Mas você já pensou em realmente levar a atmosfera de um Pub pra casa?
Se você já esteve em um Pub inglês original, sabe que esse lugar é uma verdadeira instituição britânica. No Reino Unido, a mistura de bar e restaurante é tão comum que seu nome original é “Public House” (ou Casa Pública), e daí o carinhoso apelido de Pub.
Desde o ano 2000, o número de Pubs no Reino Unido caíram 17%?—?ou seja, 10.500 pubs fecharam as portas de acordo com a BBPA. Mas ainda assim, não afetou em nada a cultura local e o ritmo de bares continua em pé, de casa cheia.
No mapa abaixo você confere a quantidade aproximada de Pubs existentes no Reino Unido. Nem mesmo o Google consegue acompanhar a quantidade real de estabelecimentos, porque não existe nenhum outro tipo de negócio com uma densidade per capita tão grande quanto essa nos EUA ou Canadá.
- Oito de cada dez adultos se consideram clientes regulares, justificando que por serem alegres e acolhedores se tornaram sua segunda casa.
Então por que não fazer um espaço Pub dentro de casa?
Por onde começar?
1. Comece pelas paredes
O espaço acolhedor dos Pubs acontece pelo calor interior, e as paredes têm grande papel nisso. Pense em cobrir com papel de parede (de preferência tecido) ou painéis de madeira natural. Se o orçamento for curto, ainda rola pintar as paredes com um tom de bege ou de tijolos escuros.
2. Decorar para beber
Capriche nas referências às cervejas e whiskys. A principal bebida de um Pub inglês original é a cerveja, daquelas tiradas da chopeira direto do balcão. Então fazer referência na decoração com frases de humor (em português também têm seu charme), quadros de madeira ou objetos de marcas famosas.
3. Capriche na iluminação
É preciso casar a iluminação com as paredes para criarmos um espaço acolhedor de verdade. Por isso, vá pelas luzes mais suaves. Evite luzes contrastantes ou fortes demais. O segredo está nas luminárias de mesa ou pendentes pouco acima do nível dos olhos. Se quiser ter uma fonte de luz no teto, procure manter o nível da luminosidade menor (com lâmpadas amarelas) ou uma luminária industrial mais escura e fechada.
4. Lugar para todos
Não adianta ter o lugar mais acolhedor do mundo se não é confortável pra ficar, certo? Invista em cadeiras ou banquetas de madeira confortáveis. Algumas possuem um estofado discreto, e se você tiver um balcão para o espaço, as banquetas mais altas casam direitinho. Uma boa dica é trazer um sofá para o espaço e jogar um tapete com mesa de centro rústica para criar um espaço de convivência, exatamente como manda a decoração tradicional inglesa. Além de um Pub, você pode criar um espaço de convivência mais confortável para outras atividades, como jogar cartas.
5. Dê sinal
Muitos Pubs no Reino Unido fecham durante a semana às 23h. Religiosamente, você bebe o que tem ou leva pra casa, e por isso todo Pub legítimo tem um sino para anunciar os últimos pedidos alguns minutos antes do fechamento. Invista em um sino de mesa ou de parede para dar um charme ao ambiente.
6. Mesa de bar
Essa parte é fundamental. Preferencialmente de madeira, você pode encaixá-la dentro do seu gosto. Um balcão rústico é mais clássico e original, mas uma mesa grande ou várias pequenas também cumprem o papel. O importante é referenciar ao ato de servir cerveja, onde a localização da mesa deva ser de fácil acesso. Uma mesa de bar de madeira pode ser uma ótima ideia, assim como apenas uma tábua (peitoril) na janela apenas para apoiar o copo também funcionam. Imagine a sensação de sentar perto da janela, beber uma cerveja ou vinho com um amigo próximo do pôr do sol. Animal, né?
7. Bebida que entra é conversa que sai
Em Pubs é comum encontrar cantinhos separados, com poltronas ou sofás de couro onde as pessoas ficam lendo, conversando ou apenas observando o movimento. As poltronas estilo inglês são clássicas, e os modelos de couro escuro fazem a cena no espaço. Você pode criar um canto especial com 2 poltronas, uma ao lado da outra, separadas apenas por uma mesa auxiliar pequena, no tamanho ideal para apoiar seus drinks e aperitivos.
A casa é sua
Se tiver dúvidas sobre o estilo Pub do Reino Unido, pesquise referências na internet ou siga seu instinto. O que importa aqui é a sua expressão pessoal no seu próprio espaço. É importante não confundir ambientação com imposição, porque é preciso um equilíbrio entre o que você realmente se interessa dentro do espaço e o que ele pede. Por este motivo, por exemplo, indicamos que você coloque um quadro em português ao invés de ter apenas frases em inglês, caso se identifique. No fim das contas, o objetivo final é ter um espaço em que sinta tanta paixão que nem você (e nem seus amigos) vão pensar em sair para outro lugar. O negócio é ficar em casa.